29 abril 2009

Fim de semana no Porto

Era sexta-feira dia 24 quando saímos de Braga em direcção à costa, pois decidimos ir ver o Castelo do Queijo, a Fundação Serralves e a famosa e a mais bela livraria do Porto, senão do mundo, a Livraria Chardron... mais conhecida por Livraria Lello.
Ora seguimos em direcção à Póvoa de Varzim e daí para Vila do Conde, démos uma voltinha pela marginal, pois tinham nos dito que já estava assinalado a proibição do estacionamento e pernoita a autocaravanas, mas não vimos qualquer proibição assinalada, daí concluímos que nada foi feito ou já terião retirado qualquer placa.
Continuámos em sentido Sul e passamos por, Azurara, Àrvore, Mindelo, Mosteiró, Vilar do Pinheiro, Guardeiras, Matosinhos e Forte de São Francisco Xavier, mais conhecido por Castelo do Queijo.
Aí pernoitámos junto à Foz do Porto e lá estavam mais duas autos, uma de italianos e a outra de holandeses.
No dia seguinte, sabado, fomos então visitar a Fundação Serralves e que bela visita.
Parámos a autocaravana no Largo D. João III, e por informação de um dos seguranças da fundação, podiamos também pernoitar pois era bastante seguro e não se pagava estacionamento.
Quanto à visita à Fundação resolvemos que ficava para depois do almoço.
Depois de pagas a entradas, ficámos a saber que podiamos ter começado a visita logo de manhã pois os bilhetes são válidos para o dia todo, dentro do respectivo horário e por isso pode-se sair e entrar quantas vezes quizermos, ora aqui fica esta boa informação para quem quiser lá ir.
A visita durou quase 5 horas e posso vos dizer que valeram todos os minutos e horas que lá passámos e sem a mínima duvida aconselhamos a todos esta visita.
Nós começámos pelos jardins e toda a area envolvente, tirámos dezenas de fotografias, estábulos, jardim das plantas aromácticas e por fim edificio do museo.
No domingo, fomos visitar mais uma vez a Casa da Música, pois tinhamos lá estado, poucos dias depois da inauguração, notámos algumas diferenças desde então. Passeámos por quase todo o ídificio, assistímos à entrada para o concerto para bébés, sim para bébés, pois desde a saída das bilheteiras até à entrada para a sala do concerto, é tudo canalizado para o bébé, com animadores, decoração e a própria musica.
Fomos então estacionar no Campo dos Mártires para que na segunda-feira, fazermos a respéctiva visita á livraria.
Às 10 horas da manhã, hora a que a livraria abre as suas portas, lá estavamos nós e mais de uma dezena de turistas, prontos para a visita, e que visita...
A Livraria Chardron data de 1869, e só em 1894 foi comprada pelo Sr. José Pinto de Sousa Lello.
O actual edifício foi construído pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves e inaugurado em 1906.
Por tudo o que es possa dizer, uma coisa é certo... Só vendo!
E assim se passou mais um fim de semana invulgar e que precorremos aproximadamente 200Km.
Como de costume a reportagem fotográfica pode ser vista AQUI...

Sem comentários: