25 março 2009

16ª Acampovana no Marco de Canavezes

Foi no passado dia 20 de Março que teve inicio a 16ª Acampovana do Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos.
Esta Acampovana realizou-se na Quinta de Agros em Sande, Marco de Canavezes e a partir de sexta- feira, começámos a chegar, uns mais cedo outros mais tarde, mas conforme íam chegando notáva-se a alegria de nos tornarmos a ver.
Pouco houve na sexta-feira, além da arrumação, nivelamento e ligações eléctricas, recebemos o nosso saco com as respectivas prendas e panfletos informativos da região e roteiro com o horário dos eventos dos próximos dois dias.
Uns e outros fomos à descoberta da quinta e num dos lados da mesma havia uma vedação e dentro vários cangurus, sim cangurus australianos e o mais agradável foi ver que uma das femas tinha um filhote que de vez em quando deitava a cabeça e uma patita de fora, claro está que tanto adultos como crianças não queriam arredar pé.
Depois do jantar juntámo-nos, no bar do hotel em amena cavaqueira e só nos deitámos por volta das 23 horas.
Amanheceu, com nevoeiro e frio, mas depois ficou um lindo dia bastante solarengo.
Começámos por nos dirigir para os autocarros, que nos esperavam junto à saída da quinta, para as respectivas visitas.
A primeira paragem foi em Marco de Canavezes para uma visita ao Museu Municipal que está a festejar os 100 anos do nascimento de Carmen Miranda, seguindo-se uma visita à Igreja de Santa Maria, obra da autoria do Arq. Siza Veira, digna de ser vista, mas acompanhada por alguem que tenha conhecimento de causa, porque só depois de algumas explicações se pode admirar a simplicidade e compreender determinadas diferenças das habituais igrejas a que se está habituado a ver.
Daí tomámos rumo ao Freixo, à importante estação arqueológica visitando as ruínas de Tongobriga (cidade Romana). Após a visita fomos de volta à Quinta de Argos para o respectivo almoço.
Às 15 horas partimos com direcção à Varzea do Douro e começámos pela visita ao Convento de Alpendurada, reinando a boa disposição, como se pode ver pelas fotografias. Aí tivémos uma descrição de tudo que respeita ao “convento”, entre áspas, pois nunca foi convento, apenas teve essa denominação pelopovo.
Fomos então até à margem do rio Douro, mais em contcreto, ao Cais de Bitetos para uma prova de vinhos do Douro.
A seguir tomámos rumo a Avessadas para visita ao Convento de Avessadas, onde está o Menino Jesus de Praga. Para finalizar as visitas dirigimo-nos então para o Santuário de Nossa Senhora do Castelinho onde visitámos a Capela e ouvimos a descrição da lenda da “procriação” relacionada com o Penedo.
Assim chegámos ao fim do dia, mas não da festa, pois a às 20,30 horas fomos para o restaurante/discoteca, para um belo jantar com a presença do Sr. Presidente da Câmara do Marco, seguido do habitual bailarico queurou até depois da meia noite.
No dia seguinte, Domingo, tivémos uma manhã bastante alegre com a actuação do rancho folclórico do Grupo de Danças e Cantares de São Martinho de Sande não esquecendo a importante inauguração da Àrea de Serviço de Autocaravanas da Quinta de Agros.
Assim chegámos ao fim de mais uma Acampovana e de mais um grande convivio, graças ao esforços para que tudo se processe sem incidentes, do nosso presidente Sr.Sousa e sua equipa.
Era então horas de almoço e começar o rumo a casa.
Se quiserem ver as 456 fotografias do evento AQUI

Sem comentários: