24 junho 2010

S. João de Braga e um Feriado em Adaúfe

Tudo começou com o encontro, em Braga, com a Nanda o Zé, a Carmo e o Fernando, que vieram de Gumiarães para a grande noite de São João de Braga.

A noite de 23 para 24 de Junho celebra-se especialmente na cidade do Porto e de Braga pois o dia 24 é o Feriado dessas cidades. Praticamente, no Norte, o S. João é festejado em muitos locais mas é em Braga que atinjem o auge da alegria.

O Programa do S. João 2010 teve início já na semana passada com vários eventos e festejos mas, o a noite de 23 para 24 é, realmente, a loucura total com imensa música, rusgas, ranchos, grupos de bombos, filarmónicas, bandas, gigantones e cantares ao desafio. Há imensas roulotes de farturas, churros, algodão doce sem esquecer as famosas sardinhas que pingam no pão... acompanhadas dos respectivos pimentos assados e batata tudo isto bem, mas bem regado pelo rico vinho verde. Quem nunca participou não pode dar valor mas é, muito, muito bom!

Como disse a noite de 23 de Junho é diversão total toda a noite. Ao anoitecer a Avenida da Liberdade é fechada ao trânsito e fica então repleta de pessoas que, de martelinho em punho ou com os tradicionais "alhos-porros" e raminhos de ervas, a sobem e descem, tantas e tantas vezes, que se perde a conta. Andam-se Kms e Kms...fazendo horas para ver o cortejo de ranchos e rusgas e mais tarde o fogo de artifício.

Cerca das 22H partem do Largo do Município com destino à Ponte de S. João, pelo centro dessa Avenida, sempre cantando e dançando, num espectáculo de muita cor e alegria os grupos folclóricos, bombos, bandas, bombos, cabeçudos e todo o tipo de foliões desfilando entre os cordões de nós todos que entretando parámos nas bermas da referida Avenida.

Sucedem-se as haituais "marteladas", com martelos de plástico de variadissimos tamanhos e cores, os alhos porros( que são muito mal cheirosos), etc. Este ano, tinham que aparecer as "vuvuselas" que, estando na moda, abafavam um pouco o som dos martelinhos...

Há uma da manhã, realizou-se a habitual sessão de fogo de artifício que durou perto de 30 minutos e iluminou o céu com variadissimas cores e desenhos.

No dia seguinte, feriado, juntei-me com os amigos Nanda, Zé, Carmo e Fernando e fomos até à praia fluvial de Adaúfe e aí passámos o dia com um churrasco feito à maneira, pelo Zé, acompanhado da habitual salada feita pelas senhoras. As fotos podem ser vistas Aqui... como de costume. Espero que gostem.

2 comentários:

nanda disse...

Grande José!!!
Grande farra!!!
Grande noite!!!
Grande dia!!!

José Gonçalves disse...

Eu estive lá, naquele paraiso à beira Rio plantado.

Saboreando um gostoso churrasco mas também momentos de Amizade, para além de uns bons mergulhos numa água tão refrescante.

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)