27 maio 2010

Semana Braga Romana

Esta é a semana de Braga.

Sim, começou hoje a Braga Romana – Bracara Augusta, e os festejos vão durar até Domingo, 30 de Maio à meia-noite.

Se virem as fotografias irão encontrar lá, o programa das festas.

Existem espaços para todos os gostos, desde as tendas do mercado romano, com artesanato de metais, olaria, tecelagem, bijutaria, cestaria, vidro, cantaria, couro, marcenaria, produtos naturais e alimentares.

Na àrea alimentar lá estão as “tabernas” com várias receitas romanas, como o porco, aves, peixe, mariscos, os famosos enchidos da região, queijos, pão caseiro, frutas e petiscos variados.

Na àrea escolar e associativa, podemos ver as várias escolas e associações culturais do concelho, apresentando projectos, de índole educativa e pedagógica, com animações de rua, dramatizações e danças.

Há várias tendas pedagógicas com sessões e palestras sobre Bracara Augusta com temas vários desde, a vida quotidiana, jogos, construção de mosaicos romanos, brinquedos, armamento e bijutaria.

Por último um acampamento militar. Este espaço será dinamizado pela Equipa Espiral representando a vida do dia a dia de um acampamento romano e será no Largo do Paço, onde se encontra a Reitoria da Universidade do Minho.

Além disto haverá cortejos romanos e espectáculos nocturnos durante as quatro noites das festas.

Para quem gosta de coisas mais modernas, poderá ver e até alistar-se, caso queira, no Exército Português, que está representado na Av. Central, no jardim, com algumas viaturas e a torre para escalada. Como vêem não há motivo para ficar em casa. Divirtam-se, pois é o que eu vou fazer.

E por fim quem duvidar que se come barato em Braga vejam a última fotografia.

As primeiras fotografias já estão AQUI.

1 comentário:

nanda disse...

Parabéns por nos lembrar...
Vamos lá ver se vai dar para ir aí a Braga dar um saltinho para ver a festa.
Um abraço
Fernanda