02 maio 2010

Entre Ofir e Esposende


Foi no passado fim-de-semana que fui a Ofir e lá passei o dia, que apesar de estar com o Sol encoberto foi bastante agradável pois não estava vento e a temperatura rondava os 23º.

Não resisti à tentação e fui admirar os surfistas, que apesar das ondas não estarem para eles viradas, mesmo assim teimavam em “surfar”.

Aproveitei também o tempo para admirar a paisagem junto à orla marítima e admirei-me pois não vi lixo, ou muito pouco, para esta época do ano.

Mas tive a resposta depois de almoço.

A flora era lindíssima, pois tudo que é natural é lindo, como podem ver nas fotografias.

Alguns jovens povoavam a praia, pois que os adultos deviam estar a trabalhar, e os seniores, ainda era cedo para andarem por ali.

Eu era uma excepção à regra pois malucos como eu há poucos.

Assim passou a manhã, já o estômago chamava para o almoço.

Quando assim é há que arrumar a tralha fotográfica e regressar à autocaravana e preparar um almoço muito higiénico e saudável pois não podemos abusar daquilo que mais gostamos. Duas postas de pescadinha com batatas e um ovo, mas tudo cozido.

Depois de almoço e já com toda a tralha lavada e arrumada, era hora da respectiva soneca.

Como o tempo estava assim, assim, da parte da tarde lá fui dar outra voltinha pela praia.

Como já se estava a levantar um pouco de vento decidi regressar à autocaravana e foi então que uns companheiros autocaravanistas franceses, se dirigiram a mim a perguntar se eu iria dormir por ali.

Com meu fraco francês (de Alcochete) fiz-me entender e disse-lhe que ali não mas eles que me seguissem e eu indicava-lhes um lugar seguro e autorizado para pernoitarem, Esposende… no parque do Mercado Municipal.

Assim lá fui e eles atrás …

No dia seguinte quando me levantei já eles tinham abalado.

O amanhã estava fraca… o tempo estava feio… mas depois do pequeno-almoço e um cafezinho mesmo por de traz da auto saí à descoberta e deparei com uma concentração de, jovens, não tão jovens e Seniores junto ao edifício de Socorros a Náufragos.

Era uma caminhada de 7 km à volta de Esposende, à qual resolvi juntar-me.

Durante a caminhada as piadas aos fotógrafos era geral.

Durante a caminha conheci duas caminhantes a Alexandra e a Luísa que me acompanharam (ou eu as acompanhei) e viemos mais de metade do percurso na galhofa…

Já junto, novamente, aos Socorros a Náufragos foi-me apresentado o Hugo que fazia parte da organização e, muito simpaticamente da parte dele, forneceu-me uns prospectos sobre as próximas caminhadas e apresentou-me as Piscinas de Esposende.

Um recinto formidável e onde eu passei o dia.

Ok. Pessoal isto é apenas um dos muitos fim-de-semana que irei aqui passar e pode ser que consiga através do Hugo uma área para nós AUTOCARAVANISTAS, apesar de já ser autorizado o estacionamento e pernoita no parque junto às docas dos pescadores.

Domingo acordou ventoso,(mas que novidade nas praias do Norte) e deparei com grande azáfama no parque do mercado…

Adivinhem… certo, era o mercado de velharias… escusado será dizer tive que sair em grande velocidade pois estava a ocupar o espaço de um dos feirantes.

Verifiquei também que estavam a preparar uma corrida pedestre de todas as idades e então após estacionar a auto e tomar o “mata-bicho”(expressão Moçambicana)… para os que não sabem “pequeno-almoço”.

Equipei-me desatrelei a “ginga” e fui ver o que se passava…

Era uma corrida promovida pelo INATEL e era para muito seniores (70+) seniores (60+) e seniores…

Não participei pois não tenho arcaboiço para estas coisas mas fui dar uma volta na “ginga” ou “bicla” ou “buga” o que queiram chamar à bicicleta… (o português é complicado… (risos) ).

Chegou a hora de almoço e a corrida continuava… para mim era o fim… tchau… vou almoçar, na auto.

E agora que cheguei ao fim vou publicar, para a malta rir um bocado e criar inveja a outros. Tchau…

As fotos como de costume estão AQUI

3 comentários:

José Gonçalves disse...

Entre Ofir e Esposende aqui está um dos Cantos que me encantam e dentro de água me tornam adolescente.

Adoro praticar bodybord nessas águas, por vezes gélidas, onde me aqueço na luta contra as ondas.

Ando com veia poética!!!

Como é, não foste correr também?

Com companhia e tudo e nada???

Neste final de semana vou para Torres Novas, com o CampingCar Portugal.

Descobrir novos cantos e recantos para mais tarde publicar no meu Hotek Rolante *****.

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)

JONEL disse...

Viva caríssimo amigo,
apreciei as fotos, particularmente
por o Snr. Espirito Santo tem um olhar atento aos pormenores.

Essas praias são as minhas tambem.

Abraço
Jonel

nanda disse...

Olá José!
Hoje lembrei de passar por aí.
Devia ter estado um dia maravilhoso...
Até sempre!
Fernanda Gonçalves